terça-feira, 6 de agosto de 2013

Oficinas ensinam a aproveitar melhor os alimentos

Mini cursos estão proporcionando conhecimento e sustentabilidade para as comunidades em Magé. Através de oficinas práticas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura (SMDEA) está ensinando como aproveitar melhor os alimentos com processamento caseiro.
Nesta semana, um grupo formado por 17 moradores do Parque Estrela, no sexto distrito de Magé, aprenderam como fazer sorvete e preparar polpa para dar sabor naturalmente à sobremesa. Eles colocaram a mão na massa, ou melhor, no doce, e descobriram uma forma econômica de produção com durabilidade.
Daniela Rosa Chaves, 36 anos, já vende sorvete em casa há quatro anos e vai inovar. “Eu gostei muito e vou usar a receita do sorvete em picolés. Costumo comprar muitos produtos industrializados para fabricar o sorvete em casa, mas adorei a novidade”, contou ela, que vai começar a produção na próxima semana.
Na aula de sorvete o grupo aprendeu a preparar a polpa de frutas em casa e a base do sorvete com a técnica agrícola da SMDEA, Maria José Furtado, que ensinou a receita com sabor de gelatina e com as polpas frescas de cajá e limão. Ela também revelou uma dica: “com a base do sorvete, eles podem adicionar a polpa e dar o sabor que quiserem. Com essa receita também é possível  adicionar biscoito de maizena quebrado para ficar tipo um pavê. Tanto o sorvete quanto a polpa podem ser levados ao freezer e conservados por até um ano”, revelou.
A iniciativa dos cursos faz parte da série de oficinas de processamento de produtos agropecuários realizadas pelos técnicos da Secretaria deAgricultura. Uma das finalidades é mostrar que podem ser aproveitados os frutos que estão com cascas manchadas ou marcadas. “Se o fruto está de vez ou já caiu do pé, como foi o caso do cajá que usamos, é possível reaproveitar. Basta descascar e tirar as partes que não servem que o restante pode ser aproveitado para a polpa”, explica Maria José.
O órgão municipal está preparando um cronograma de oficinas que será baseado no período de safra. Todo mês será realizado um curso gratuito para ensinar as diferentes formas de aproveitar o fruto, como biscoitos e polvilhos.
Iniciada em setembro de 2012, a primeira edição foi a oficina de produção de queijo, seguida da produção de filés de tilápia e das compotas e geléias. O principal objetivo do projeto é proporcionar conhecimento à população para incentivar atividades econômicas que gerem mais sustentabilidade no dia-a-dia. 
Saiba como preparar tudo em casa e sem segredos:
Polpa de Fruta
Escolha a fruta de sua preferência, na oficina foram usados cajás e limões.Descasque e coloque numa panela, mexa cuidadosamente e deixe cozinhar até ficar bem mole. A textura ideal é quando o fruto pode ser amassado com uma colher (não é necessário adicionar água, nem açúcar).Para fazer a polpa, basta amassar o fruto ainda quente na peneira. Deixe a massa esfriar e congele pequenas porções em sacos plásticos.
Base para sorvete (receita para 2L)
1 litro de leite integral1 copo de açúcar2 colheres de sopa de amido de milho1 colher de café de emulsificante (o produto pode ser encontrado facilmente em casas de produtos naturais e materiais de festa)1 colher de café de estabilizante
Modo de fazer
Misture o leite, o amido e o açúcar. Leve ao fogo e faça um mingau. Reserve e deixe esfriar.
Num liquidificador, adicione à mistura o emulsificante e o estabilizador. Bata por 3 minutos ou até o ponto de creme e leve ao freezer por aproximadamente 1 hora ou ayé formarem cristais de gelo sobre a massa.
Retire do freezer e bata novamente acrescentando 250g de polpa ou 1 copo de achocolatado.
Caso queira fazer um sorvete tipo pavê, adicione o biscoito de amido em pedaços.


-- 
Assessoria de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Magé



Nenhum comentário:

Postar um comentário