sábado, 31 de agosto de 2013

Secretaria de Educação promove 1ª Amostra de Arte Infantil

Mais de 30 unidades escolares da rede municipal tiveram a oportunidade de divulgar os trabalhos pedagógicos de seus alunos da Educação Infantil na 1ª Amostra de Arte Infantil, que foi realizada na Praça Doutor Nilo Peçanha durante a manhã desta sexta-feira (30).
O prefeito Nestor Vidal, que participou do evento, afirmou que o futuro de Magé passa diretamente pelo desenvolvimento educacional das crianças e jovens de Magé.
“Tenho a certeza que o futuro do município está garantido, com o trabalho que está sendo feito com as nossas crianças e jovens alunos dentro das unidades escolares. Quero parabenizar a Secretaria de Educação pela ação desenvolvida”.
A secretária de Educação, Angela Lomeu, destacou a importância da Educação Infantil para as crianças.
“Algumas pessoas ainda não se atinaram para a importância do trabalho que é realizado dentro da Educação Infantil. Muitos acham que é apenas brincadeira, mas para o desenvolvimento de uma criança é altamente positivo. Se o conteúdo repassado para o aluno durante essa fase é mal feito, a construção do restante de sua caminhada dentro do colégio também será deficitária. O prefeito Nestor Vidal quer a valorização dos professores e o incremento das atividades pedagógicas para as crianças e jovens alunos da rede”.
Durante o evento houve a apresentação de corais formados por alunos de diversos colégios e de crianças matriculadas nas turmas de Educação Infantil.
Para a dona-de-casa Isabela Martins de Souza Marques, o evento foi muito agradável. “Ver as crianças cantando, mostrando seus trabalhos escolares com tanto gosto foi muito bom. Espero que sejam feitas mais eventos desse tipo”.

-- 
Assessoria de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Magé




terça-feira, 27 de agosto de 2013

Piabetá ganha ciclovia e reurbanização

Na tarde de sol do último sábado (24) foi realizada a entrega oficial da ciclovia e a reurbanização da Rua Prefeito Olívio de Mattos, em Piabetá, no sexto distrito, feita pelo prefeito Nestor Vidal.
Acompanhado pelo secretariado e diversos populares, o prefeito pedalou e caminhou por toda extensão da ciclovia, que tem três quilômetros, ligando Parada Angélica ao Parque Caçula, até a travessia da Linha Férrea.
As obras de revitalização da Rua Prefeito Olívio de Mattos também foram concluídas. Foi feita a limpeza da área no entorno da linha férrea, a pintura das faixas de segurança e sinalização dos quebra-molas e o meio-fio, além da construção de um calçadão. A obra de canalização do leito do Rio Caioaba está sendo concluída.
“A ciclovia vai oferecer muito mais segurança para todos que usam a bicicleta como meio de locomoção. A revitalização de toda Rua Prefeito Olívio de Mattos também atende a uma reivindicação muito antiga, que hoje tenho imenso prazer de estar entregando. Piabetá ainda receberá muito mais investimento”, afirmou Nestor Vidal.
Quem estava feliz com a obra era o aposentado José Moreira Cavalcante, de 77 anos. “Eu adorei tudo o que foi feito aqui em Piabetá. Ficou tudo muito bom, adorei a ciclovia e vou andar muito de bicicleta, mesmo com a minha idade”.
A dona de casa Erenice Felix, 43, também aprovou o trabalho da prefeitura em Piabetá.
“A ciclovia agora vai dar segurança para as pessoas andarem de bicicleta sem se preocupar com o trânsito, de ser atropelado. E a limpeza na Olívio de Mattos também ficou muito boa”.
O pedreiro André França dos Santos falou que já estava utilizando a ciclovia e agradeceu ao prefeito Nestor Vidal pela obra.
“A gente agora consegue andar com segurança e foge dos carros. Quero dar os parabéns ao prefeito Nestor Vidal pela iniciativa e pela obra que ficou muito boa. Ele pensou nos moradores de Piabetá”, finalizou. 


-- 
Assessoria de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Magé

Fotos: Jorge Luiz



sábado, 24 de agosto de 2013

Prefeito empossa Conselho Municipal de Educação e Conselho do Fundeb

Em uma cerimônia realizada no auditório da Unigranrio, na tarde desta sexta-feira (23), o prefeito Nestor Vidal empossou os conselheiros participantes do Conselho Municipal de Educação e Conselho do Fundeb.
O prefeito destacou o caráter democrático dos conselhos e o seu poder para o controle da gestão pública da área de Educação.
“É motivo de alegria estar participando de um evento que mostra para a sociedade os mecanismos para acompanhar, opinar e criticar os rumos da educação em Magé. Por muito tempo a cidade foi sendo destroçada, mas agora é tempo de reagir. Estamos investindo na parceria com os governos estadual e federal e já conquistamos muita coisa. Os municípios não possuem condições de se sustentar sozinhos, por isso precisamos desse apoio. Agradeço aos cidadãos que irão ceder seu tempo para participar dos conselhos e desejo um bom trabalho a todos”.
O Conselho Municipal de Educação do município de Magé foi criado pela Lei 1.027 em setembro de 1991. Essa é 11ª posse de conselho no município, que é composto por 12 membros com seus respectivos suplentes, sendo presidido pela secretária de Educação, Angela Lomeu.
O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (CACS Fundef) foi criado pela Lei 1.317/97, sendo substituído em 2007 pelo Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS Fundeb). É composto por 11 membros e seus respectivos suplentes.
Angela Lomeu também sinalizou para a ação democrática e legítima dos conselhos e de sua importância para os mageenses.
“O papel dos conselhos é de extrema importância para a educação do município e para todos que estão envolvidos com a questão. O prefeito Nestor Vidal quer um conselho atuante e cabe ao governo manter essa legalidade. Precisamos ter a cidade de Magé em posição de destaque e cabe aos conselheiros a construção de uma política positiva para o município”.

Veja a lista dos empossados:
Presidente do Conselho Municipal: Angela Lomeu


Representantes da Secretaria de Educação e Cultura
Titular: Maria Auxiliadora Macedo Candido
Suplente: Fátima Aparecida de Carvalho Santos

Titular: Vanilda Silva Augusto
Suplente: Claudia Malvina Thomaz

Titular: Ivete de Souza Gomes
Suplente: Rosangela Alvarenga

Representante dos Diretores das Escolas Públicas da Rede Municipal de Educação

Titular: Marcus Braz Teixeira
Suplente: Claudia Regina Gomes de Souza

Representantes dos Diretores das Unidades de Ensino da Rede Estadual de Educação que atuam dentro dos limites do município de Magé
Titular: Luiz Carlos Gomes Carneiro
Suplente: Luciana de Almeida Branco

Representante dos Professores de notório Saber

Titular: Valéria Brandão
Suplente: Paula Lucia Santos Siqueira

REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL

Representante das Entidades Mantenedoras exclusivamente na área de Educação

Titular: Sergio Luis Torres Greco
Suplente: Haydéa Maria Marino de Sant’Anna Reis

Titular: Marciane da Silva Andrade
Suplente: Derli Rodrigues Ferreira Nunes

Representantes dos usuários (Pais de alunos da Educação Básica Pública)

Titular: Marcelo da Conceição
Suplente: Daiana Firmino Pereira

Titular: Daniele Barbosa dos Santos
Suplente: Waldemar R. Chagas Filho

Conselheiros do Conselho de Acompanhamento, Controle Social, Comprovação e Fiscalização dos Recursos do FUNDEB

Representante da Secretaria de Educação e Cultura
Titular: Rogério da Silva Pereira
Suplente: Felipe Alves Burchtein
Titular: Munique Maceira da Silva
Suplente: Claudia Alves Coelho

Representante dos Professores da Educação Básica Pública
Titular: Rafael Ribeiro Neves
Suplente: Luciana Garcia Brisson Silifrondi

Representante dos Diretores das Escolas Públicas da Rede Municipal
 Titular: Cely Santos Couto Gonçalves
Suplente: Marta Raquel de Souza Gomes

Representante dos Servidores Técnico Administrativo das Escolas Públicas Municipais
Titular: Thiago da Silveira Medeiros
Suplente: Maria de Fátima Ferreira Ramos

Representante dos usuários (Pais de alunos da Educação Básica Pública)
Titulor: Cid da Silva Cavalcante
Suplente: Fábio Bastos da Silva
Titular: Angela de Souza Firmino
Suplente: Maria Santana Alves de Araújo

Representante dos usuários (Estudantes da Educação Básica Pública)
Titular: Gabriel de Paiva Costa
Suplente: Alessandra da Conceição Rodrigues Teixeira
Titular: Analerne Lima dos Santos
Suplente: Egeni de Souza

Representante do Conselho Municipal de Educação
Os representantes serão eleitos na primeira reunião do Conselho.

 Representante do Conselho Tutelar
Titular: Carlos Alberto da Silva Costa Júnior
Suplente: Jessica de Castro Costa Andrade





-- 
Assessoria de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Magé






terça-feira, 20 de agosto de 2013

Prefeitura constrói ponte e faz obras nos acessos de Vila Inca

O governo municipal realizou, por intermédio da Secretaria de Obras, uma intervenção na Rua Flamboyant, localizada no bairro Vila Inca, no primeiro distrito. Foi construída uma ponte com cerca de 2 metros de largura, acima de um córrego que corta a região. A obra proporcionou o acesso de automóveis ao local, fato que não ocorria anteriormente.  
A intervenção também contemplou a abertura de uma pequena estrada com a alocação de brita e a limpeza do canal e de todo entorno. Na ponte, foram colocadas três manilhas com a finalidade de facilitar o escoamento das águas pluviais.
“Fizemos a ponte e construímos um acesso onde carros possam passar. Aqui não passava ambulância, táxi, e agora a realidade mudou. O governo está atendendo as reivindicações da população”, disse o secretário de Obras, Robson Abreu.

Assessoria de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Magé



domingo, 18 de agosto de 2013

Magé sedia 1º Encontro Regional de Apicultores e Mobilização Nacional em Defesa das Abelhas

O prefeito Nestor Vidal participou na manhã desta sexta-feira (16) da abertura do 1º Encontro Regional de Apicultores e a 1ª Mobilização Nacional em Defesa das Abelhas. O evento que reuniu produtores locais, professores, especialistas do setor e autoridades municipais, foi realizado no Centro de Ensino Integrado Agroecológico Barão de Langdorff (CEIA), que comemora seu 12º aniversário de fundação.
Foram montados pequenos stands de venda de produtos como mel de todos os tipos, própolis, geleia real, entre outros derivados. Diversas palestras também aconteceram durante todo o dia, além do preparo de receitas produzidas a partir do mel de abelhas.
O prefeito, após o descerramento das placas comemorativas do evento, destacou que Magé trabalha para resgatar sua vocação histórica e sua participação na agricultura do Estado.
“Trabalhamos para mudar o conceito e a realidade atual de Magé. A presidente Dilma e o governador Sergio Cabral estão ao lado do nosso município. Temos a missão de recuperar e dar continuidade ao processo de resgate das tradições e belezas de Magé. Esse evento é uma demonstração de que estamos trilhando o caminho para voltarmos a ser considerado o celeiro do país”.
O secretário de Agricultura Sustentável, Aloísio Sturm, lembrou que grande parte do município é constituída de áreas verdes.
“Magé ao longo dos anos passou por momentos difíceis, mas hoje muito de sua história está sendo modificada. Temos uma área de 70% coberta pelo verde e isso é muita riqueza. Esse é uma fase especial da cidade e a realização deste evento mostra o comprometimento do prefeito Nestor Vidal com a agricultura e as demandas ambientais”.
O presidente da Câmara de Vereadores, Rafael dos Santos Souza, parabenizou o prefeito pelo trabalho voltado à agricultura. “O caminho é o resgate da história e das tradições de Magé e o prefeito está seguindo essa trilha”.
O diretor do CEIA, Luiz Carlos Gomes Carneiro, falou sobre o aniversário da unidade educacional, que completa 12 anos e também teceu elogios as ações do prefeito Nestor Vidal dentro do setor agrícola da cidade.
“Temos um prefeito que considera a agricultura de Magé um diamante, e a verdade é essa. Temos que transformar a cidade em um grande celeiro agrícola deste país e aqui nessa instituição é o que temos feito”.
O secretário Chefe de Gabinete, Paulo Vaz, e o prefeito Nestor Vidal foram homenageados pelo diretor do CEIA pela atuação na organização do evento.
Também estavam presentes a secretária de Governo, Sonia Sthoffel; o representante do Ministério da Agricultura, Marco Antonio Guimarães; o representante da reitoria da UFF, Humberto Fernando Machado e o representante acadêmico da UFF, James Hall, além dos demais secretários municipais.

-- 
Assessoria de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Magé

Fotos: Marcelo Dias






quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Município recebe Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes para áreas de risco

Magé será beneficiada pela instalação do Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes para áreas de risco nos seis distritos. Serão 10 blocos de sirenes espalhadas em pontos distintos escolhidos pela Defesa Civil. Essa é uma parceria do município com o Governo do Estado. A previsão é que todo o aparato esteja em funcionamento até o final deste ano.
Também serão realizadas ações de capacitação para os líderes comunitários das áreas onde o sistema funcionará, e será feito pela Escola de Defesa Civil (Esdec), nos dias 15 e 17 de outubro.
Para o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Gilber Câmara, os moradores das áreas de risco precisam estar mobilizados e conscientes que todos fazem parte das ações de prevenção.
“Apenas os recursos tecnológicos proporcionados pelo Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes não são suficiente para que os resultados sejam alcançados. Para salvar vidas e evitar perdas materiais, os moradores das áreas de risco precisam se mobilizar e ter a consciência de como agir em momentos críticos”.
O Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes é acionado via Internet pela Defesa Civil toda vez que a chuva alcançar índices pluviométricos de 30 milímetros em uma hora, ou de 100 milímetros em um espaço de tempo de 24 horas.

Tão logo o sistema seja acionado, os moradores das áreas de risco devem abandonar seus imóveis e procurar abrigo em casa de parentes, amigos, ou locais definidos pela Defesa Civil. Também serão definidas rotas de fuga devidamente identificadas com placas até o ponto de apoio.
Além da capacitação, está previsto um exercício simulado em novembro com os municípios contemplados pelo Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes em comemoração ao Dia de Redução de Desastre.

Assessoria de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Magé



terça-feira, 13 de agosto de 2013

Ministros do TST e presidente do TRT recebem títulos de cidadãos honorários de Magé

O Prefeito Nestor Vidal participou da solenidade de entrega de títulos de cidadãos honorários de Magé aos ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Aluysio Corrêa da Veiga e Alexandre de Souza Agra Belmonte, e ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ), desembargador Carlos Alberto Araújo Drummond. O evento ocorreu no Salão Nobre  da Câmara Municipal, na tarde de sexta-feira (09/08).

Nestor Vidal deu as boas-vindas aos novos mageenses e destacou que o município vive um novo momento de legalidade, por este motivo é muito importante trazer pessoas que atuam diretamente no judiciário brasileiro. “Nosso município está vivendo um tempo de legalidade, então considero oportuna a sensibilidade dos nossos vereadores em homenagear quem vive em busca da garantia de direitos”, afirmou.

Os três homenageados agradeceram a honraria e disseram ter relação estreita com o município. O ministro Aluysio Corrêa, que é petropolitano, disse que Magé tem uma história  rica e que é preciso preservar e divulgar esse patrimônio.

“É motivo de grande reflexão receber essa honraria em vida. Magé tem uma história das mais ricas do Brasil, desde a época do império. A Igreja Nossa Senhora da Guia e a primeira estrada de ferro são exemplos. Precisamos que esse rico histórico seja demonstrado para todo país. Estou com o coração aberto e hoje passo a ser um orgulhoso cidadão mageense”, afirmou.

O ministro Alexandre de Souza Agra Belmonte também enalteceu a riqueza histórica do município, destacando a antiga fábrica de tecido que a região abrigou como uma das mais importantes do Brasil. “Já vinha a Magé antes e continuarei vindo após esse título. Quando era juiz estive na fábrica de tecido aqui e fiquei impressionado com sua dimensão. Precisamos  reviver esse período de crescimento. Sinto-me especialmente sensibilizado por aqui ser a terra de Garrincha, que foi o maior jogador desse país. Sinto-me muito feliz como cidadão de Magé”.

O presidente do TRT, Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Carlos Alberto Araújo Drummond, agradeceu a homenagem e enalteceu o engajamento do prefeito Nestor Vidal em resgatar o patrimônio histórico do município. Ele lembrou que brincava descalço na Praça Anchieta, pois tinha parentes na cidade e vinha passar férias. “Jamais imaginei ser agraciado com esse título. Muito obrigado aos mageenses”.

Além das autoridades municipais, como o prefeito, os vereadores, a secretária de Governo Sônia de Oliveira Sthoffel, o de Meio Ambiente, Leandro Vidal Santos, o chefe de Gabinete, Paulo Vaz, compareceram à solenidade o presidente da OAB subseção Magé, Edson Freitas, advogados, juízes, comerciantes e empresários locais.





-- 
Assessoria de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Magé




sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Prefeito participa de seminário sobre desenvolvimento da Baixada‏

O prefeito de Magé, Nestor Vidal, participou de mais uma rodada do seminário Visões do Futuro: Potencialidades e Desafios da Baixada Fluminense, promovido pela Firjan - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro -, nesta quinta-feira, (08\08), na Unigranrio, em Duque de Caxias.
Durante o evento, o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, fez um balanço dos investimentos feitos na Baixada, falou das diferenças entre os municípios e fez projeções dos avanços para a região nos próximos anos.
“As realidades dos municípios são diferentes. Precisamos adequar leis e projetos para cada região. Neste tempo que estamos no governo tiramos projetos que estavam no papel em obras. Mas está cada vez mais difícil fazer isso. O Arco Metropolitano é uma prova disso. Tivemos que fazer cerca de 2.400 desapropriações e preservar 68 sítios arqueológicos. O governo do estado tem investido e reconhece a importância da iniciativa privada. Sem dúvida alguma, a Baixada Fluminense é uma das mais importantes regiões por atrair grandes empresas seja no polo petroquímico, assim como a indústria automotiva”, explicou.
No seminário, apenas o vice-governador, o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, e o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, falaram sobre os problemas, projetos e sobre o potencial da Baixada. Gouveia Vieira pediu melhorias para a região por parte dos governantes, como forma de manter e atrair mais empresas para o polo industrial.
Ele também destacou a urgência em terminar e ampliar a Via Light, o que desafogaria o tráfego e facilitaria o funcionamento das empresas. A conclusão do Arco Metropolitano e a construção da Transbaixada, melhoria no fornecimento de energia elétrica, água e banda larga foram necessidades apontadas por empresários para alavancar o crescimento da Baixada Fluminense.
Além de Nestor Vidal, participaram do encontro os prefeitos dos municípios de Belford Roxo, São João do Meriti, Guapimirim, Paty do Alferes, Miguel Pereira e empresários que atuam na região.





-- 
Assessoria de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Magé

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Pedreira irregular é fechada pela Secretaria de Meio Ambiente

Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente promoveram, na última segunda-feira (5), uma operação de fiscalização e paralisaram as atividades de uma pedreira clandestina na Rua 13 de Maio, em Conceição de Suruí, no terceiro distrito.

Foram apreendidas ferramentas usadas na extração das pedras. Entre o material encontrado estavam 47 ponteiras, três marretas e uma alavanca. Também foi localizada uma grande quantidade de pedras prontas para serem comercializadas de forma irregular.

“Vamos intensificar a fiscalização em todo município. Vale lembrar que essa atividade só é permitida com autorização dos órgãos competentes”, disse o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vidal.

Participaram da ação os técnicos de Educação Ambiental, Roseli Coelho e Thiago Dauath e a bióloga Eliane Siqueira Bonfim Costa.  


Assessoria de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Magé


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Ministro Crivella visita Magé e anuncia projetos que beneficiam a pesca

O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, foi recebido por uma calorosa recepção no final da tarde do último sábado (03/08), em Piabetá, sexto distrito de Magé. Crivella, que visitou o município para o evento gospel ‘Caravana da Solidariedade’, aproveitou para anunciar projetos do seu ministério que beneficiam àqueles que vivem da pesca. Ele também teceu elogios à gestão do prefeito Nestor Vidal e agradeceu a acolhida.

“Fico feliz quando estou diante de um político ficha limpa. Um político como Nestor Vidal enobrece a classe. Hoje quando Magé pede recursos, sabemos que eles serão muito bem aplicados. Prefeito, pode contar comigo lá em Brasília”, salientou.

O ministro destacou que a presidente Dilma Rousseff liberou, dentro do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, R$ 4,1 bilhões em créditos para fortalecer a área pesqueira. De acordo com ele, o montante é destinado a investimentos em modernização de embarcações, aplicação na piscicultura, empréstimos a pequenos produtores a juros baixos e até para pagamento de abono na época do defeso.

Lembrando que Magé tem excelente produção agrícola, o ministro disse que é importante os produtores rurais investirem em novas formas de cultivo. Ele deu como exemplo a utilização da água dos tanques de criação de peixes para irrigar a área de plantio. “Se a água com excrementos  biológicos dos peixes for utilizada para irrigar o plantio, a colheita será muito melhor”, frisou.

A outra notícia dada aos mageenses pelo ministro da Pesca diz respeito a renovação das carteiras de pescadores. “É uma boa notícia para o povo de Magé. As novas carteiras serão permanentes, não precisarão mais ser renovadas. Ela funcionará como um CPF e ninguém precisará mais se preocupar em fazer a renovação”, afirmou.


Antes de seguir para o local do show, Crivella foi presenteado com uma cesta de produtos cultivados na região agrícola de Magé e vendidos na Feira de Agricultura Familiar, montada todos os sábados no município. O presente foi entregue pelo secretário municipal de Agricultura Sustentável, Aloisio Pinto Sturm.

O prefeito Nestor Vidal e seu secretariado deram as boas vindas ao ministro. “Magé passa a ser uma referência ao receber uma autoridade como o ministro Marcelo Crivella. Estamos felizes com sua vinda. O senhor fez e, tenho certeza, continuará fazendo muita diferença no nosso município. Muito obrigado”, agradeceu o prefeito.

A secretária de Governo, Sônia de Oliveira Sthoffel, também mostrou-se muito feliz com a visita. “Sua presença é um sonho para Magé. O senhor é um político competente, um ministro atuante, um cantor de sucesso e um escritor sensível. Por isso tudo, nós, mageenses, estamos de braços abertos para recebê-lo”, discursou.


Show cheio de emoção


Cerca de três mil pessoas aguardavam a presença de Marcelo Crivella no evento gospel 'Caravana da Solidariedade', em Piabetá. Com muita presença de palco, Crivella começou sua apresentação às 19h30  e o público, que já o esperava desde às 17h, vibrou, cantou junto e fez coreografias.

No show havia pessoas de todas as idades, mas a maioria era na faixa entre 14 a 20 anos. O estudante Alex Rafael, 15, foi um dos que aplaudiram a apresentação de Crivella. “Essa oportunidade é única. Estou na beira do palco desde o começo da tarde e só saio daqui após o show”, disse, empolgado.

Durante a apresentação, Marcelo Crivella fez uma homenagem às mães mageenses. Ele chamou ao palco aquelas que têm sete, seis, cinco ou quatro filhos e as presenteou com seu CD e uma rosa.

“Adorei a homenagem. Foi uma surpresa muito grande. Sempre quis conhecer o Crivella, mas nunca pensei ficar tão perto e, ainda, ganhar abraço e presentes. Estou muito emocionada", declarou Márcia Assis, mãe de sete filhos, moradora de Nova Marília.
Marcelo Crivella cantou quatro músicas, uma acompanhado pela filha Rachel e outra abraçado à mãe. No final da apresentação, falou do projeto social Fazenda Canaã, em Irecê, na Bahia. Disse que toda arrecadação com a venda dos CDs é destinada à construção de uma escola técnica no local. Ele agradeceu a presença de todos e disse que conta com os mageenses. “Estou muito feliz em estar aqui. O povo de Magé é um povo de fé”.
Além de Marcelo Crivella, fizeram parte da Caravana da solidariedade Marquinho Gomes, Edilson Maia, Francine Rocha, Carol Andrade, MC Ata, Atos XXIII, Renovação de Vidas e a Orquestra da Providência.

-- 
Assessoria de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Magé








terça-feira, 6 de agosto de 2013

Conferência: Prefeitura discute políticas públicas de Assistência Social

Neste final de semana a Prefeitura de Magé (dias 2 e 3/08), através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou a oitava edição da Conferência Municipal no auditório da Unigranrio, onde membros da sociedade civil e do poder público discutiram “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, tema proposto pela conferência nacional.

Com a participação de autoridades e forte representação popular, o encontro marcou a comemoração dos 8 anos de implementação das políticas do SUAS e 20 anos da lei orgânica de Assistência Social. Centenas de pessoas acompanharam a cerimônia de abertura que aconteceu na sexta-feira, 2 de agosto. “É tão maravilhoso ver a sociedade civil se fazer representada e presente nessa oitava conferência”, comemorou Ana Maria Fernandes, que falou em nome das entidades de assistência social presentes em Magé.

“O objetivo desta conferência é analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social. E essa avaliação da política de assistência considera as realizações, impedimentos e dificuldades e conta com a colaboração dos usuários de todos os atores desta política, pois eles representam a materialização da garantia do acesso ao direito, e quem dele necessitar”, enfatizou a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Selma Vidal.

Nelma Azeredo, subsecretária estadual de Assistência Social e Descentralização de Gestão, elogiou a postura do município e a integração com a participação dos usuários, técnicos e profissionais que vivenciam o SUAS na cidade.

 “É um prazer fazer parte dessa parceria com comprometimento e competência no encaminhamento e cumprimento das questões do SUAS. Que o Conselho [Municipal de Assistência Social] faça o acompanhamento e o controle, pois é um espaço para aprimorar, discutir e garantir o conselho e sua participação como cidadãos que legitimam. E estamos à serviço para cumprir esse papel por uma sociedade mais justa, que trabalha incessantemente para garantias de direitos”, disse.

Na abertura oficial do evento, o prefeitor Nestor Vidal, aproveitou para convocar a população para a participação efetiva na elaboração da políticas públicas, através da gestão participativa. “É com grande alegria que vejo essa sala repleta de pessoas com disponibilidade para construir um novo município de Magé, com novas perspectivas. Vemos na Secretaria de Assistência um grupo familiar e não há grupo sem participação, formando uma equipe motivada. E é através da busca da igualdade que Magé está sendo visto com outros olhos. Estamos trabalhando a cada dia para abrir as portas da cidade aos investimentos e à qualificação, e juntos vamos construir um novo município”, destacou.

Em mais um dia de auditório lotado, a Conferência Municipal de Assistência Social contou com as palestras que informaram mais sobre a temática nacional e uma apresentação social de um dos serviços que se destacam no município.

Mestre Ricardo Tartaruga e o grupo Arte-Equilíbrio de Capoeira do bairro Maurimárcia, no sexto distrito de Magé, apresentaram o Maculelê e o resultado das atividades que fazem parte do Projovem, que atende quase 600 adolescentes e jovens.

No painel de discussões, Diana Delgado, assistente social e mestranda na área, tratou sobre o ‘Cofinanciamento obrigatório da assistência social’ na primeira mesa de debate, esclarecendo sobre as mudanças legislativas, a aplicação do financiamento e as diferentes participações das instâncias estadual e federal, assim como as particularidades de cada estado permitidos através do pacto de gestão do SUAS. 

“Existem estados que os municípios nem recebem apoio do governo estadual. O Rio de Janeiro tem uma peculiaridade em que 30% dos recursos são repassados aos municípios”, explicou.

Renata Rios, mestre em Serviço Social pela UFRJ, tratou do tema “Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, Gestão do Trabalho, Gestão dos Serviços, Programa e Projetos e Gestão dos Benefícios no SUAS e Regionalização”, apresentando as diretrizes básicas que norteiam a implementação da política de Assistência Social em todo o país, bem como as exigências no planejamento, recepção dos recursos e avaliação.

Grupos de trabalho formados por representantes do poder público e da sociedade civil discutiram os seis eixos temáticos para avaliar as deliberações das últimas edições e elaboraram propostas que serão defendidas na conferência estadual, em outubro. Também foram eleitos os representantes do município que formam a delegação de Magé no encontro.

-- 
Assessoria de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Magé