Com o objetivo de agregar opiniões, ideias e diretrizes para que Magé aproveite seu potencial na área da cultura e atinja uma posição de destaque no cenário atual, o município realizou a 1ª Conferência de Cultura, no Magé Tênis Clube nos dias 9 e 10 de julho.
Realizado pelo governo municipal, através do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura, o evento recebeu representantes do poder público e da sociedade civil para discutir a elaboração de propostas e políticas de promoção da cultura local.
Caio Loures, representante da sociedade civil, declarou na abertura do evento que o maior destaque desta primeira edição é a participação de todos os setores. “Essa conferência é uma luta antiga, para que Magé não fosse a única cidade sem representação no encontro intermunicipal, já abriram uma exceção regimentar para o envio de membros da sociedade. A democracia é fundamental, a participação no Plano de Cultura e a formação do Conselho Municipal de Cultura são possíveis através da conscientização pública”, disse.
Na abertura oficial da Conferência, o prefeito Nestor Vidal ressaltou a gestão participativa. “Temos feito um trabalho contundente chamando a sociedade civil para a gestão compartilhada, isso é a participação do povo. Somos um museu à céu aberto e esse é o momento de pensar as políticas que valorizem o município que tem muito a compartilhar, por sua representatividade”, destacou o prefeito que recebeu autoridades da Secretaria estadual e do Ministério da Cultura, como o representante regional RJ/ES, Fábio Lima que admirou a mobilização na cidade:
- A construção de novas relações é fundamental na estruturação da cultura. Esse é o caminho para Magé. A mudança pelo diálogo que não existia tem dinamizado a construção de uma política de cultura que passa pela sociedade civil e os entes federados, um papel de grande importância nesse processo, disse.
O público que participou da conferência também teve a oportunidade de conhecer um pouco das manifestações existentes no município, com o grupo de dança ‘Quis Ut Deus’ e o Alda Musical. Nos grupos de trabalho foram discutidos os temas: Implementação do Sistema Municipal de Cultura, Produção simbólica e diversidade cultural, Cidadania e direitos culturais e, Cultura e desenvolvimento, que orientaram a elaboração das propostas e do relatório que será encaminhado pelos delegados que representarão Magé na etapa estadual.
Conheça a delegação mageense que participará da Conferência Estadual de Cultura:
Sociedade Civil
Titulares Suplentes
Caio Cesar Loures Hernesto Franco Teixeira
Marcos Cesar Henrique A. S. Luiz
Claudia Santana Durval Carlos
Poder Público
Titulares Suplentes
Daniela De Aquino Martins Cristiane Marques
Thiago Souza Cléber Ronaldo da Silva
Em outubro será eleito Conselho Municipal
Conforme descreveu a coordenadora do Departamento de Diversidade Cultural, Daniela Martins, o evento é um sonho de todos aqueles que buscam a formação de políticas públicas sérias e justas com a participação da sociedade civil, sendo parceiros no desenvolvimento cultural de Magé. Para o secretário de Educação e Cultura, Izequias Estevam dos Santos, as discussões devem buscar preservar os rastros deixados por nossos antepassados deixaram e colecionar o temos para construir um novo olhar sobre nosso município.
Dando continuidade a mobilização dos diferentes setores sociais, em outubro será eleito o Conselho Municipal de Cultura.Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário