domingo, 29 de setembro de 2013

56 Anos do Grêmio Musical Mageense

O Grêmio Musical Mageense comemorou neste domingo 29/09/2013, 56 anos de existência e de uma trajetória de trabalhos realizados em prol da cultura do nosso município. A festa foi realizada nas dependências do Mageense Futebol Clube M.F.C. e estiveram presente no evento representantes de várias organizações culturais carnavalescas e da música mageense, além de um público amante da música e autoridades do município que puderam admirar a apresentação de alunos e professores do Grêmio.
No evento, algumas personalidades que apoiam a cultura foram homenageados, entre eles estava a secretária de governo e representante do prefeito Nestor Vidal, a simpática Soninha, e representando o presidente da câmara de vereadores  Rafael Tubarão esteve sua secretária Alison.
Como sempre o Sr Alfredo Brandão, presidente do Grêmio Musical Mageense foi um ótimo anfitrião.
Que a cultura esteja sempre presente no seio da sociedade mageense.











sábado, 28 de setembro de 2013

Procissão de São Miguel Arcanjo em Magé

Foi realizado neste sábado 28 de setembro a maior procissão espírita da história da baixada fluminense.
Aproximadamente 2.000 (dois mil) fiéis em uma romaria de fé.
O centro espírita São Miguel Arcanjo tem mais de 40 (quarenta) centros filiados em todo o estado do Rio de Janeiro e em outras capitais.
O Sr. Helcio Cordeiro, Fundador do C.E. São Miguel Arcanjo, acompanhou todo o trajeto a frente da procissão.













Veja o vídeo da Procissão.


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Horto de Piabetá faz aniversário e será revitalizado

Inaugurado em setembro de 1982, o Horto Municipal de Piabetá, no sexto distrito, completa 31 anos. O local já foi o viveiro de mudas que eram espalhados pela cidade e era uma área de lazer com grande confluência de pessoas.
Na manhã desta sexta-feira (20) foi realizado a comemoração de aniversário e o anúncio da revitalização de todo o espaço feito pelo prefeito Nestor Vidal.
Foram realizadas atividades direcionadas pelos alunos da Escola Municipal Vereador Antonio Garcia Filho, conhecida popularmente como Escola do Horto, como apresentações de musicais e teatro. Profissionais da área de saúde ofereceram serviços de aferição de pressão e nível de glicose para os presentes.
“Nós precisamos resgatar as boas histórias de Magé. O Horto Municipal de Piabetá faz parte deste contexto e a reconstrução deste espaço é um pequeno passo para o muito que ainda temos que fazer. O caminho que era trilhado anteriormente não servia para o município. Estamos trabalhando com muito empenho, sem mágicas, para transformar o município para as futuras gerações”, disse o prefeito Nestor Vidal.
O órgão responsável pela recuperação do Horto de Piabetá será a Secretaria de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade. O objetivo principal é transformar o espaço em mais um atrativo turístico da cidade. Serão tomadas ações como a reativação do lago, a instalação de sistema wi-fi, sinalização e pavimentação do Horto. Também serão promovidas atividades culturais, esportivas e relacionadas ao meio ambiente.
“Não temos palavras suficientes para expressar a nossa alegria de estarmos aqui e idealizar um novo Horto para a população. As raízes dos mageenses foram deixadas de lado ao longo de anos e o prefeito Nestor Vidal está aqui para recuperar esse legado. O trabalho está sendo feito e muito mais ainda virá”, afirmou a secretária de Governo, Sonia Sthoffel.
O secretário de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, Leandro Rodrigues, declarou que “é um desafio colocado pelo prefeito Nestor Vidal. Vamos transformar o Horto em mais uma atração turística, e valorizar a indústria sem fumaça, o turismo ecológico”.
Leandro Vidal, secretário de Meio Ambiente, frisou que “uma área verde dentro do perímetro urbano é um patrimônio de grande valor. Fico feliz em saber que este lugar está sendo devolvido à população”.
Já o professor Luiz Carlos Carneiro, que participou da implementação do Horto, agradeceu o empenho e a coragem do prefeito Nestor Vidal. “Esse espaço é de suma importância para toda população de Magé. Agradeço ao prefeito pela sua visão e coragem de restabelecer o Horto para a comunidade”, concluiu.
-- 
Assessoria de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Magé




sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Magé realiza ações de combate à dengue

Cidade lançou em agosto a Campanha 10 Minutos Contra Dengue 2013/2014

Para lançar a Mobilização Social da Campanha 10 Minutos Contra Dengue 2013/2014 a cidade de Magé realizou, no dia 10 de agosto, um passeio ciclístico. De lá para cá, várias outras ações vem sendo realizadas com o objetivo de traçar estratégias e realizar ações de combate à dengue.
No campo da definição das estratégias foi realizada, por exemplo, uma reunião entre Secretário de Saúde, Coordenadora de Vigilância em Saúde, Coordenador de Controle de Vetores, Coordenador de Educação em Saúde e Mobilização Social e Agentes de Combate a Endemias para definir ações operacionais do trabalho de campo.
Já a capacitação dos funcionários das Unidades de Saúde (24h e Hospitais Municipais) para comporem as Brigadas contra dengue foi o tema de outra reunião. Esta, envolvendo o Secretário de Saúde, o Coordenador de Educação em Saúde e diretores das unidades. O objetivo é que estas brigadas atuem em seus espaços de trabalho realizando a vistoria e eliminação semanal de possíveis focos do mosquito da dengue.
Atividades de mobilização também têm sido realizadas desde o lançamento da campanha. Uma delas foi o desfile cívico de 7 de setembro com idosos que compõem a Diretoria da Melhor Idade e crianças da Rede Municipal de ensino que compõem as Brigadas contra dengue nas Escolas Municipais.
E outras ações já estão agendadas. Amanhã, dia 12 de setembro haverá a 1º Capacitação das Brigadas contra dengue com funcionários das Unidades de Saúde e PSFs do 1º distrito na Escola Municipal Com. Délio Pereira Sampaio (Barbuda), a partir de 9h.

Fonte: Site www.riocontradengue.com.br
Governo do Estado

Prefeitura investe em Projeto de Adequação Ambiental em área rural

As secretarias de Agricultura Sustentável e Meio Ambiente deram início ao Projeto de Adequação Ambiental de Propriedade Rural. O objetivo é adaptar as propriedades às legislações ambientais, aliando respeito ao meio ambiente com a diversificação da produção para que haja um incremento na renda do produtor.
O piloto do projeto foi implementado na manhã desta quarta-feira (18) no Sítio Gandé, na Capela, no segundo distrito. Foram plantadas mais de 200 mudas de espécies nativas e da olericultura local de Magé, como o palmito pupunha. Alunos da rede municipal também participaram do evento.
A adequação possibilita a implantação de sistemas de tratamentos de efluentes, o reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e Reserva Legal, com o uso de espécies nativas e comerciais, além da adoção de práticas agrícolas sustentáveis.
“Esse projeto tem um caráter socioeconômico e de desenvolvimento da agricultura de forma sustentável. Temos na pessoa do prefeito Nestor Vidal alguém que está permanentemente sensível às questões ambientais e ao desenvolvimento da agricultura do município. Com certeza o projeto será replicado para diversas propriedades rurais de Magé. Os produtores que fizerem uso dessa importante ferramenta que o governo municipal oferece terão um ganho substancial”, afirmou o secretário de Agricultura Sustentável, Aloísio Sturm.
Para o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vidal, o mais importante é “a resolução dos problemas das áreas de degradação dentro das propriedades. Com a adequação, o produtor ganha mais espaço para o plantio. Também diminuirá o assoreamento dos rios e traria um maior ordenamento das calhas dos rios. As secretarias de Meio Ambiente e Agricultura Sustentável estão trabalhando em harmonia e com isso, os proprietários e produtores serão beneficiados com as políticas públicas direcionadas pelo prefeito Nestor Vidal”.
A produtora Fabiana de Araujo Minian destacou que “o projeto vai ajudar diversos problemas, como o desbarrancamento que tive em uma grande parte do terreno devido à erosão. Ainda posso ganhar uma renda extra com o plantio de plantas frutíferas e o palmito pupunha”.
-- 
Assessoria de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Magé

quinta-feira, 19 de setembro de 2013


AML TEM NOVA DIRETORIA

No último dia 05 de setembro de 2013 a Academia Mageense de Letras elegeu sua nova diretoria, para o biênio 2013/2015, composta pelos acadêmicos Ailson Cardoso de Oliveira (Presidente), Tassélio de Souza Pereira (Vice-Presidente), Antônio Seixas (1.º Secretário) e Neuza Carion (1.ª Tesoureira). A posse está marcada para o dia 30 de setembro, às 19h, no auditório da OAB-Magé, na rua Dr. Domingos Bellizzi, 155, no centro da cidade.
A sessão solene de posse será abrilhantada pela palestra do Dr. Levy Bastos, bacharel em Teologia pela UMESP, com cursos também na Universidade de Tubingen e na Faculdade Teológica de Reutlingem, ambas na Alemanha, graduado de Germanística pela Universidade Federal Fluminense, mestre e doutor em teologia pela PUC-Rio e diretor da Faculdade de Teologia da UNIBENNETTE, na cidade do Rio de Janeiro, que discorrerá sobre o tema “A tradução literária” a convite do acadêmico Paulo José Lopes.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Pássaros são recolhidos em operação da Secretaria de Meio Ambiente

Uma equipe da secretaria de Meio Ambiente e fiscais do ICMBIO (Instituto Cândido Mendes de Conservação da Biodiversidade) realizaram operação para verificar denúncias de desmatamento e caça ilegal, no dia 10 de setembro, em áreas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Pau Grande, 6º distrito de Magé.
Na ação, foram recolhidos quatro pássaros silvestres, dois coleiros e dois gaturamos, diversas armadilhas para pegar animais e estilingues. Os agentes também destruíram um rancho de caçadores no interior do Parque.
Para o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vidal, estas incursões são fundamentais para coibir crimes contra a natureza. “Vamos continuar realizando operações como esta para diminuir a incidência de crimes ambientais. Fiscalizaremos todo o município e, nas áreas protegidas, agiremos com mais rigor ainda”, frisou.
Legenda: Acampamento de caça ilegal destruído pelos agentes
Crédito da foto: Divulgação
-- 
Assessoria de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Magé