quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ações para combater excesso de barulho

Durante o final de semana, uma equipe formada por homens da Secretaria de Segurança Pública, em parceria com a Fiscalização de Postura, Fiscalização Ambiental e a Polícia Militar, realizou ações de fiscalização em todo município.

Em uma ocorrência no bairro Figueira, em Mauá, seis carros foram multados por poluição sonora e recolhidos para o depósito público por falta de documentação em dia. O valor da multa foi de R$ 2 mil. Os veículos só poderão ser liberados após o pagamento e regularização do IPVA, multas, entre outros tributos.

O secretário municipal de Segurança Pública, Sergio Venâncio, explicou que “esse trabalho tem como objetivo diminuir a circulação de carros com excesso de som, que desrespeitam os limites permitidos, principalmente em áreas residenciais, nas proximidades das unidades de saúde, e retirar das ruas veículos com problemas de documentação atrasada. Vamos intensificar as ações em todos os distritos de Magé”.


-- 
Assessoria de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Magé

Alunos participam de atividade com técnicos da Secretaria de Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente (SMA) realiza durante todo o ano uma série de atividades que investem nas questões de preservação do ecossistema local. Os projetos de coleta seletiva, recolhimento do óleo de cozinha e atividades de campo com alunos da rede de ensino municipal são exemplos da atuação da Prefeitura de Magé no setor.

Dentro deste cronograma, técnicos da SMA participaram no último final de semana de uma atividade de campo com representantes da Magevest. A organização, que não tem fins lucrativos, é formada por professores voluntários que oferecem cursos gratuitos para estudantes de comunidades carentes que estão no ensino médio e têm como finalidade entrar para uma universidade pública.

Os estudantes visitaram a foz do Rio Iriri e os manguezais da região com o acompanhamento dos profissionais da SMA e quatro professores de biologia da Magevest. Todos tiveram a oportunidade de aprender sobre a biodiversidade da região.

O secretário Leandro Vidal também realizou uma palestra para os alunos e abordou temas como a importância do profissional de meio ambiente, o ecossistema que compõe o manguezal e todo o entorno da Baía de Guanabara.

“As pessoas precisam ter preocupação com assuntos relacionados ao meio ambiente. Somos incentivados a focar e solucionar demandas inerentes à nossa região. Estar presente nessa ação faz parte desse contexto, e tenho certeza que os alunos absorveram bons ensinamentos durante o evento”, frisou.

O subsecretário José Renato Ascar falou sobre a APA (Área de Proteção Ambiental) que compõe a região e da preservação dos manguezais.

“Quando começamos o movimento ambientalista em Magé, na década de 70, os manguezais da Baía de Guanabara estavam ameaçados pela exploração de diversas olarias. Com muito esforço conseguimos reverter esse quadro e hoje podemos desfrutar dessa paisagem exuberante”, completou.
Assessoria de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Magé



quarta-feira, 24 de julho de 2013

Orgulho Mageense

Ramon Miranda filho de Rogéria e José Carlos é o orgulho da família.
Praticante de Downhill, (esporte radical praticado com bicicleta especial para trilhas),ele e o amigo Matheus Alves já participaram de várias competições dentro e fora do Estado do Rio, onde Ramom foi premiado recentemente em uma competição em Paraíbuna MG.
No principio de julho participou de competição em Paraíba do Sul e estará competindo em breve na cidade de Macaé, pelo Campeonato Brasileiro.
A primeira trilha realizada pelo atleta, ainda sem experiência, resultou em um braço quebrado, que não o desanimou e a partir daí o jovem começou se preparar para grandes desafios.
Quase sem patrocínio o jovem Ramon e Matheus contão hoje com ajuda dos pais e um patrocínio do vereador Rafael Tubarão que apoia o esporte.
Pedimos a Ramon para mandar um recado aos jovens de nossa cidade, em resposta ele disse: “Para a juventude o melhor caminho é o esporte que faz bem para o corpo e a mente.”





sábado, 13 de julho de 2013

Pela primeira vez Magé realiza conferência de Cultura

Com o objetivo de agregar opiniões, ideias e diretrizes para que Magé aproveite seu potencial na área da cultura e atinja uma posição de destaque no cenário atual, o município realizou a 1ª Conferência de Cultura, no Magé Tênis Clube nos dias 9 e 10 de julho.

Realizado pelo governo municipal, através do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura, o evento recebeu representantes do poder público e da sociedade civil para discutir a elaboração de propostas e políticas de promoção da cultura local.

Caio Loures, representante da sociedade civil, declarou na abertura do evento que o maior destaque desta primeira edição é a participação de todos os setores. “Essa conferência é uma luta antiga, para que Magé não fosse a única cidade sem representação no encontro intermunicipal, já abriram uma exceção regimentar para o envio de membros da sociedade. A democracia é fundamental, a participação no Plano de Cultura e a formação do Conselho Municipal de Cultura são possíveis através da conscientização pública”, disse.

Na abertura oficial da Conferência, o prefeito Nestor Vidal ressaltou a gestão participativa. “Temos feito um trabalho contundente chamando a sociedade civil para a gestão compartilhada, isso é a participação do povo. Somos um museu à céu aberto e esse é o momento de pensar as políticas que valorizem o município que tem muito a compartilhar, por sua representatividade”, destacou o prefeito que recebeu autoridades da Secretaria estadual e do Ministério da Cultura, como o representante regional RJ/ES, Fábio Lima que admirou a mobilização na cidade:
- A construção de novas relações é fundamental na estruturação da cultura. Esse é o caminho para Magé. A mudança pelo diálogo que não existia tem dinamizado a construção de uma política de cultura que passa pela sociedade civil e os entes federados, um papel de grande importância nesse processo, disse.  

O público que participou da conferência também teve a oportunidade de conhecer um pouco das manifestações existentes no município, com o grupo de dança ‘Quis Ut Deus’ e o Alda Musical. Nos grupos de trabalho foram discutidos os temas: Implementação do Sistema Municipal de Cultura, Produção simbólica e diversidade cultural, Cidadania e direitos culturais e, Cultura e desenvolvimento, que orientaram a elaboração das propostas e do relatório que será encaminhado pelos delegados que representarão Magé na etapa estadual.

Conheça a delegação mageense que participará da Conferência Estadual de Cultura:

Sociedade Civil
Titulares                                                                                                                         Suplentes
Caio Cesar Loures                                                                                                      Hernesto Franco Teixeira
Marcos Cesar                                                                                                               Henrique A. S. Luiz
Claudia Santana                                                                                                           Durval Carlos

Poder Público
Titulares                                                                                                                         Suplentes
Daniela De Aquino Martins                                                                                         Cristiane Marques         
Thiago Souza                                                                                                                Cléber Ronaldo da Silva

Em outubro será eleito Conselho Municipal
Conforme descreveu a coordenadora do Departamento de Diversidade Cultural, Daniela Martins, o evento é um sonho de todos aqueles que buscam a formação de políticas públicas sérias e justas com a participação da sociedade civil, sendo parceiros no desenvolvimento cultural de Magé. Para o secretário de Educação e Cultura, Izequias Estevam dos Santos, as discussões devem buscar preservar os rastros deixados por nossos antepassados deixaram e colecionar o temos para construir um novo olhar sobre nosso município.
Dando continuidade a mobilização dos diferentes setores sociais, em outubro será eleito o Conselho Municipal de Cultura.

--
Assessoria de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Magé


quinta-feira, 11 de julho de 2013

Formandos do CVT recebem apoio no mercado de trabalho

Durante esta quarta (10) e quinta-feira (11), os alunos que estão se formando nos cursos do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Magé e ainda não tem a carteira de trabalho, podem retirar o documento na unidade de ensino profissionalizante.

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Geração de Renda está emitindo a primeira via do documento para quem tem a partir de 14 anos, e que apresentar os seguintes documentos: RG (dentro do prazo de validade, caso esteja vencido, é preciso levar a certidão de nascimento ou casamento original), foto 3x4 com fundo branco e o comprovante de residência. Através da parceria com o órgão municipal, os alunos também terão os currículos encaminhados e serão cadastrados no balcão de empregos.

O CVT de Magé foi inaugurado em fevereiro deste ano e está com inscrições abertas para 600 vagas, distribuídas em nove cursos: Informática I, Montagem e manutenção de computadores, Auxiliar de administração de redes, Pedreiro de alvenaria, Aplicador de revestimento cerâmico, Eletricista instalador predial de baixa tensão, Encanador instalador predial, Espanhol e Inglês. Para participar do processo seletivo, basta se candidatar no site www.faetec.gov.br até o dia 12 de julho.

Assessoria de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Magé
(21) 2633-2784 / 7281-2304 / 7282-4250 / 7282-3678
Twitter: @prefeituramage
Facebook: Prefeitura de Magé 

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Rocha de 2 ton desliza após chuva em Santo Aleixo

Um bloco com aproximadamente dois metros de altura e dois metros de largura deslizou de uma encosta na madrugada desta terça-feira (9), no segundo distrito de Magé. A Defesa Civil, que já havia interditado o local anteriormente, isolou a área e realizou avaliação junto com geólogo.
O escorregamento aconteceu na Rua Othon Linch Bezerra de Mello, na localidade conhecida como Poço Escuro, em Santo Aleixo. Agentes que trabalham na Unidade de Proteção Civil (UPC) do distrito de Santo Aleixo foram os primeiros a chegar no local.
Segundo o coordenador da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Gilber Câmara, “quando ocorreram as chuvas de janeiro, o local já havia sido interditado por ser uma área de risco. Foram colocadas manilhas para impedir a circulação mas elas foram retiradas”.
O laudo de vistoria, assinado pelo Geólogo Celso Lucio da Silva, aponta como causa do deslizamento da rocha - que pesa aproximadamente duas toneladas - o solo misto. “Por ser uma encosta formada por rocha e terra, o volume de chuva causa encharcamento do solo. A vegetação e grandes árvores também estão contribuindo e formam um sobrepeso no paredão rochoso que está fragmentado, com risco de novos deslizamentos”, explicou o geólogo.
A via está às margens do Rio Roncador é o principal acesso para quem vive nas comunidades próximas. Os moradores contam que um forte estrondo foi ouvido durante a madrugada. O local permanece isolado e uma comissão formada por profissionais de diferentes secretarias na gestão municipal vai realizar uma ação emergencial, com a poda e retirada de árvores que já estão comprometidas, entre outras medidas que serão avaliadas com a ajuda de técnicos e engenheiros florestais.
“A prioridade é garantir a segurança no local. Precisamos que a chuva pare e então vamos fazer o que for necessário, dentro das indicações apresentadas pelo laudo da vistoria para ação imediata. Mas será preparado um projeto para contenção da encosta”, enfatizou o prefeito Nestor Vidal.
Assessoria de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Magé
(21) 2633-2784 / 7281-2304 / 7282-4250 / 7282-3678
Twitter: @prefeituramage
Facebook: Prefeitura de Magé